terça-feira, setembro 14, 2010

Em relação à receitinha dos states...

Alguns esclarecimentos! (E já agora, oh dona Dinona, onde é que a senhora viu verde? A única coisa colorida que vejo na imagem é o doce, que é vermelho, pá!)

Tem muito poucas calorias (50 por porção) e é um excelente pequeno almoço uma vez que sacia a fome durante imenso tempo devido aos hidratos de carbono de absorção lenta.

A receita que faço para 2:

1/2 chávena de chá de flocos de aveia;
1 chávena de chá de leite magro
1 colher de café de canela, ou 1 pau de canela;
1 casca de limão;
Adoçante a gosto.

Levar ao lume (de preferência num recipiente anti-aderente) a chávena de leite com a meia chávena de flocos, a canela e a casca de limão. Deixar ferver e cozer em lume brando até ficar com a consistência de arroz doce, mexendo sempre para não agarrar ao fundo. Retirar a casca de limão e o pau de canela. Colocar açúcar ou adoçante a gosto e servir.

As vantagens retiradas daqui:

- Rica em fibra (que actua como limpeza intestinal, libertando o organismo das toxinas)
- Rica em avenina (que possui uma acção relaxante, muito útil em estados de nervosismo, fadiga ou stress) e em lecitina (que ajuda a manter as membranas neuronais sãs e activas). Além disso, o fósforo e a vitamina B que contém activam as funções cerebrais.
- É Anti-colesterol - Graças à sua riqueza em ácidos gordos insaturados, fibra, lecitina e avenasterol, a aveia ajuda a reduzir os níveis de LDL no sangue (colesterol "mau")
- É diurética, saciante, anti-stress e revitalizante mental (o seu conteúdo em amido converte a aveia numa fonte de glucose essencial para alimentar os nossos neurónios)
-Rica em proteínas; as suas gorduras são prediominentemente insaturadas, especialmente o ácido linoléico (ácido gordo essencial).
- Rica em vitaminas B1, B2, B3 e E, e ainda em minerais tão importantes como o cálcio, o magnésio, o fósforo, o ferro, o zinco e o enxofre.
- Contém hidratos de carbono complexos, que se absorvem lentamente, proporcionando energia e prolonga a sensação de saciedade. Assim, a aveia torna-se muito adequada para as dietas de emagrecimento.
- Intervém no controle da glicemia (quantidade de açúcar no sangue) em indivíduos diabéticos com resistência à insulina.

2 comentários:

raquel disse...

Foge! Maravilhosa aveia! 5*! Estou tentada a experimentar! A única vez que usei aveia foi para fazer uma papa com mel, leite e azeite para fins dermatológicos, para a pele seca!!Desconhecia destes maravilhosos benefícios! E, pelo que vejo, dá também para ajudar na queda de cabelo, pois tem vitaminas B e Zinco! Espectáculo! Merci p´la partilha! ;) Bjoka

dinona disse...

Epah... realmente onde é que é eu vi verde?!
Vou-me ali internar e já volto!

Mas verdade seja dita tem muito bom aspecto mnham mnham!