quinta-feira, julho 08, 2010

Olhem para o que eu faço, não olhem para o que eu digo...


Eu sei que passo a vida a dizer cobras e lagartos dos mostrengos peludos lá de casa, o passatempo favorito deles é infernizar-me a cabeça, mas não passo sem eles, e não quero passar uma imagem errada a quem até quer adoptar peludos!

Eles não me destroem a casa, e é claro que para os receber também fiz adaptações e desapareci com coisas que à partida sabia que seriam a tentação, e de qualquer maneira é normal que de vez em quando saia disparate, até porque são 2 gatos jovens e um baby em casa. Mas não são coisas graves.

Mas quem pretende acolher um familiar peludo, tem que se convencer que acidentes podem e vão sempre sempre acontecer e vai sempre haver um risco numa mobília, ou um fio puxado numa manta (ou uns cactos ou plantas destruídos...) mas são coisas mínimas, comparadas à companhia e à amizade que nos dão! E há precauções que se podem tomar logo à partida para evitar alguns acidentes:

  • Disponibilizar vários arranhadores pela casa para distrair as atenções dos sofás e cadeiras;
  • Colocar mantinhas nos pontos críticos dos sofás, no meu caso é nos braços dos sofás; fica giro, porque dá cor e protege;
  • Retirar, de estantes e moveis, objectos que possam partir-se e substitui-los por outros "à prova de gatos"; no meu caso coloquei molduras de fibra ou acrílico, velas (e contar sempre com um caco ou outro) :)
  • Fechar as portas das divisões onde possa haver demasiadas tentações (no meu caso são os Wc's com o papel higiénico e o escritório com os cabos dos computadores e afins)
  • Proteger os cabos eléctricos em calhas nas zonas onde eles têm acesso;
  • Proteger as tomadas eléctricas pois há sempre unhas curiosas (eu que o diga, que horrorizada vi o Jacó logo no 1.º dia lá em casa a tentar enfiar a unhaça dentro da tomada...)
  • Colocar spray repelente nos cortinados para não haver instintos de João Garcia;
  • Cortar as unhas da bicharada de 15 em 15 dias (no caso dos bebés é todas as semanas)
E mais alguma coisa que queiram, apitem que já tenho o doutouramento quase tirado! Acima de tudo há que encarar a coisa com boa disposição!

2 comentários:

dinona disse...

É verdade...
no caso dos gatos somos nós que temos de nos adaptar a eles e não eles a nós :)

Como eu te entendo, às vezes era menina para lhes apertar o pipo mas gosto tanto deles que pronto... é da boca para fora.

Olhos Dourados disse...

Pois é! Eu adoro gatos!